E a moral da história é

by

Excepcionalmente em virtude do DM9/11, interrompo minha fábula sobre o User Generated Content para oferecer algumas impressões sobre os acontecimentos. Mais ou menos como o Heman fazia ao final dos episódios:

O que um fantasma pode fazer pela sua marca? Aparentemente, uma saia curtíssima internacional, se você tiver sorte. Sempre fui crítico em relação a esse tipo de publicidade e ao nariz empinado de muito publicitário que se considera artista. Publicidade não é arte. Publicidade pode – também – ser arte, mas não como sinônimo.

Pessoalmente, não acredito em publicidade que não seja de resultado. Talvez por isso eu tenha uma postura de semi-indiferença a festivais. O reconhecimento é bom, e muitas vezes merecido, mas não vejo a razão para o deslumbramento. Prioridades são prioridades: agências são prestadoras de serviços.

Outro ponto que ficou escancarado é a falta de tato que o publicitário, em média, tem com relações públicas. O discurso é fácil de ter debaixo do braço, não tem segredo. Mas na prática, muitas vezes se esquecem de um pequeno detalhe: não basta responder, muito menos responder rápido, é preciso dizer a VERDADE.

Seja por inocência, seja por subestimar a mídia e o público, essa última parte é o mais recorrente dos erros de gerenciamento de crise. Não importa quão fundo esteja enterrada, uma hora a verdade virá a tona. Principalmente quando agência e cliente ficam batendo cabeça nesse “comigo não morreu”, o que deixa a situação somente mais deprimente.

Carta Sérgio Valente - Tecla SAP

Uma última questão  merece destaque. Gosto de enxergar jogadores de futebol como poetas incompreendidos de nossa sociedade. Um ditado comum entre eles é o seguinte: “Quando o time ganha, todos ganham. Mas quando o time perde, a responsabilidade também é de todos.” Então não me venha com esse papo de que é culpa de jovens profissionais que não fazem mais parte da equipe, porque isso não cola, ok?

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: