Sérgio Valente não dormirá por uma semana.

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Como alguns principais veículos informativos da internet mundial já explicaram o caso WWF (aqui e aqui, por exemplo), vamos nos abster de pagar de mobral. O Café com Coca vem honrosamente expor uma de suas opiniões sobre essa desonra publicitária desmedida, displicente e cara-de-pau.

Fatos da vida: seu ego acha que vai ganhar o prêmio, mas a realidade te dá um pescotapa. Nenhum leãozinho sequer. Imagine a cena da reunião de criação: “De agora em diante, toda as terças-feiras pela manhã faremos um brainstorm pra Cannes. Começa na terça que vem. Quero idéias fodas, a gente VAI virar esse jogo”. E assim se sucedeu. Afinal, a DM9 tinha que fazer algo, antes que a DDB fizesse.

Os meses passam e as idéias pra Cannes vêm à tona. Funcionou: a DM9 teve motivos mil pra comemorar no festival de 2009. Mas ainda não basta, Cannes é pouco. Cannes é um sábado.

Ora pois, senão, vejamos: Tsunami pra WWF foi uma idéia que, segundo a DM9, jamais deveria ter sido criada e não tem o consentimento da agência e de sua diretoria. Os bastardos que a criaram já foram devidamentes despachados, juntamente com seus toys de mesa, para a parada de ônibus mais próxima da Brigadeiro Luís Antônio.

A DM9 e a WWF já se pronunciaram em seus sites. A DM9 diz que ele foi criado realmente, e aprovado. Aprovado por inexperiência do publicitário que aprovou (muitas vezes conhecido pela alcunha de Diretor de Criação da DDB Brasil) e do próprio cliente. Aliás, nesse mesmo texto (assinado também pela WWF) a DM9 deixa bem claro que a inexperiência foi de ambos os lados do balcão. E quando OS DOIS perceberam a caquinha, correram gritando “Abortem, abortem!”. O terceiro parágrafo mostra que a WWF foi também responsável pela primeira publicação desse anúncio.

Agora, faça um paralelo com o que a WWF falou em seu site americano. É o tipo de publicação institucional que você olha e pensa: capitão, isso vai dar merda. Unauthorized Ad Campaign? BULLSHIT. A DM9 enviou um email à Adweek falando que o bebezinho foi SIM aprovado pela WWF brasileira. Quer mais? No AdsOfTheWorld tem a ficha técnica da bagaça. Veja lá o nome do Advertiser`s Supervisor: Heloisa Helena de Oliveira, uma especialista gabaritada em preservação ambiental. Parece que alguém da WWF vai ter que abrir o caderno de Empregos da Folha de São Paulo. Isso sem falar na produção do anúncio impresso, na veiculação, na produção do VT e, é claro, na inscrição da peça nas premiações, afinal, isso custa uma dinherama bonita de se ver. É um investimento, né.

Como se não bastasse, segundo a Advertising Age, um porta-voz da DM9 anunciou que a agência não produziu o vídeo, e que quando a diretoria viu a pornografia, afirmara que nunca tinha visto o material antes e não sabe quem o criou. Aquele mesmo papo de adolescente quando é pego com drogas na mochila. Pior ainda é a versão, também publicada pela AdAge, de que a assessoria de imprensa da DM9 enviou acidentalmente a peça em um pacote de anúncios. Na boa, isso não cola nem na câmara dos deputados.

E no fim do dia, depois de uma repercussão destruidora em níveis globais, temos um big de um saldo negativo: contradições nos statements das duas empresas, gente no olho da rua, criativo sendo rechaçado, aprovadores sendo chamados de inexperientes (eu ainda acho que o problema aí não é bem inexperiência…), DM9 considerada a pior “pessoa” do mundo por Keith Olbermann em seu programa Countdown, na MSNBC, e Sérgio Valente sendo rogado a morrer de inanição. Tá quase um caso para o Dr. Cal Lightman.

A lição do dia é bem simples e não tem a ver diretamente com a idéia da campanha: seja sincero sempre e não minta. Isso vale pras agências e para os anunciantes.

2 Respostas to “Sérgio Valente não dormirá por uma semana.”

  1. Jean Says:

    Caramba, o tsunami chegou muito mais cedo do que o previsto pra muita genre, hein?!?
    Mas, pessoalmente (se é que isso tem alguma importância), 9/11 foi obra de conspiração, ninguém me tira isto da cabeça…

  2. fabs Says:

    Para quem não viu, aí vai a carta de desculpas do Sérgio Valente.

    http://www.viuisso.com.br/2009/09/03/a-carta-de-desculpas-de-sergio-valente-da-dm9-sobre-a-peca-do-wwf/

    Depoimento seco, comum a todos que não têm o que dizer.

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