A evolução do carrinho de compra da Amazon.

by

O post de hoje não é nada original, mas acredito que ele é válido e traz uma das mais inovadoras taglines da umbigosfera publicitária. A palavra-chave é Arquitetura de informação.

A Amazon foi uma das pioneiras no e-commerce e sua marca já é automaticamente relacionada ao ambiente web. Interessante perceber como ela ainda consegue se destacar frente às demais. Certamente, isso é resultado de uma busca minuciosa por melhorias, em que detalhe nenhum, como o próprio carrinho, é desprezado.

Há décadas atrás, o internauta da conexão discada tinha horror de compras online. Pudera, visto que a segurança era do tamanho de um iPod Shuffle. Assim, a grande preocupação era demonstrar segurança.

Depois veio o carrinho “Buy now with 1-click”. O objetivo era deixar explícito que se tratava realmente de um site de compras e como era fácil de executar a transação.

Alguns carrinho depois, já na época 2.0, apareceu o carrinho onde era possível calcular o frete da entrega. (Cá entre nós, este gadget foi uma mão na roda)

Por fim, temos o carrinho atual. O gadget do frete de entrega foi retirado (Damnit!), mas em compensação foram acrescentados outros botões e um menu, onde o usuário poderia escolher a quantidade de itens da compra. Sem contar que foram reduzidos os passos até a compra final.

A lição que fica é como a Amazon é criteriosa e testa diversas alternativas para melhorar não somente o aspecto visual de seu carrinho, mas também a sua usabilidade.

A diferença é perceptível: simule uma compra em sites como Americanas, Fnac, Saraiva e até a recém-chegada Casas Bahia. A comparação é inevitável para se entender como besteirinhas, como um carrinho de compras, fazem toda a diferença ;p

via: http://www.grokdotcom.com

Tags: , , , ,

2 Respostas to “A evolução do carrinho de compra da Amazon.”

  1. Gustavo Henrique Says:

    Mais interessante ainda é que fica bem fácil de notar a evolução do relacionamento do consumidor com o e-commerce ao longo do tempo. Se antigamente tínhamos uma grande preocupação com segurança, hoje vemos uma busca por um serviço que simplifique o processo de compra e que agregue funções.

  2. joão lima Says:

    Realmente a evolução não para, mesmo que seja em pequenas mudanças, e acredito que as grandes mudanças são construidas pelas muitas e pequenas mudanças que são quase que imperceptíveis individualmente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: