Ponto G

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Não abordarei nada muito recente, mas a análise é válida, principalmente como exercício de retroplanejamento.

A parceria PepsiCo e TBWA/Chiat/Day tem sido positiva para o mercado, uma vez que vemos trabalhos grandiosos de rebrand, sem medo de revigorar marcas tão bem estabelecidas como Pepsi e Gatorade. Já abordamos a campanha de Pepsi recentemente, dessa vez me aprofundo sobre o isotônico.

Gatorade é uma marca de enorme recall e líder no seu segmento, com grande ligação com a prática de esportes. Nesse sentido, a arena de esportes tem sido muito bem explorada pela marca há anos, especialmente nos EUA, onde Gatorade não apenas patrocina campeonatos de enorme audiência como NBA, NFL e MLB – tornando-se a bebida oficial desses esportes -, mas também marca presença em eventos de esportes radicais, como os X Games, por exemplo. Por um bom tempo a marca bateu na tecla do esporte, com uma abordagem racional voltada para a reposição de líquidos.

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No entanto, após anos sem grandes mudanças, Gatorade busca revitalizar-se, com um plano de marketing agressivo. A marca passou por todo um trabalho de rebrand, apresentando nova identidade visual, novas embalagens e novo posicionamento – não quero entrar no mérito da discussão sobre até onde vale a pena um trabalho de rebrand quando o produto continua o mesmo. Seu novo conceito é o “what’s G”, em uma comunicação mais emocional. G seria, se não me falha a interpretação, a tradução do que aqui conhecemos como “raça” no esporte.

Mas a nova campanha da marca não termina aí. Gatorade observou uma ótima oportunidade em um novo perfil de consumidor, o jovem. A nova campanha da marca, então, vem com o objetivo de aproximar-se desse público e de seu cotidiano. Uma vez que falamos de um público multimídia, maior usuário da internet, grande consumidor de entretenimento, a estratégia adotada por Gatorade foi aumentar sua presença no meio digital.

A solução adotada foi a criação do portal de entretenimento Mission G, em um interessante trabalho de branded content desempenhado por Gatorade. Dentre o conteúdo fornecido pelo canal, destacam-se webséries que abordam temas pertinentes ao universo do público jovem, como hip hop, break, skate, moda e, claro, esportes. Também é possível o envio de conteúdo criado pelo usuário como parte da campanha “The quest for G”.

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Não estou aqui para avaliar a qualidade do conteúdo criado pela marca ou os resultados obtidos, mas em termos de definição de problema de comunicação, objetivo, estratégia e solução adotada, o novo posicionamento de Gatorade já larga saindo do lugar comum.

Fontes: ADivertido, Brainstorm#9, Advertising Age.

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Uma resposta to “Ponto G”

  1. fabs Says:

    A narração do vt é feita pelo Lil Wayne, um rapper que anda fazendo sucesso ultimamente. Logo no início, ele pergunta “What’s G?”, e começa a discorrer sobre temas relacionados ao Gatorade.
    Na linguagem dos guetos americanos, “G” significa “Gangsta”. Com certeza, a agência pensou nisso ao escalar o Lil Wayne, mas não consigo encontrar uma relação concreta entre o rapper e Gatorade. Dizer que é pela atitude da música não me convence. Tem que ter algo mais. Alguém sabe o que é?

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