A saga dos 800 títulos

by

Once upon a time uma menina chamada Sally Hogshead nasceu. Seu pai era um cirurgião ortopédico. Sua irmã, grande atleta,  foi medalhista de ouro três vezes em olimpíadas. Seu irmão formou-se em Harvard. Sally tinha o título de mais engraçada da classe todos os anos. Só.

Daí ela formou, fez aqueles portifolio programs tipo Miami Ad School e caiu na vida. Na Wieden+Kennedy, com a ESPN e a Nike. Dois anos depois ela estava em New York trabalhando em uma campanha para a BMW Motorcycles, sendo dirigida por ninguém mais ninguém menos que Luke Sullivan.

Pra quem não conhece, Sullivan é uma espécie de papa da propaganda, visto que seu livro, Hey, Whipple, Squeeze This, é considerado por gente que nem Alex Bogusky como uma bíblia. E acreditem: Hey Whipple é ESSENCIAL pra todos que querem que seu filho tenha orgulho de falar “meu pai é publicitário”.

Voltando, uma parte da campanha eram os 8 anúncios impressos. Luke Sullivan tem uma máxima que é “Write 100 headlines for each 1 you actually need”. Sally levou essencialmente à risca o conselho de Sullivan e escreveu esses 800 títulos.

No fim do post onde ela conta essa história, ela reafirma uma coisa em que eu acredito piamente: moleza não combina com trabalho bem feito. Ninguém que é mole vai pra frente, eu tenho certeza absoluta disso. Sempre tive desprezo por gente mole. Só atrapalham.

Ela escreveu também um livro que eu não li, mas penso que deve valer muito a pena. Chama Radical Careering. Dá dicas para se construir uma carreira de sucesso, em qualquer área, não só redação publicitária. No post mesmo ela dá 3 dessas dicas.

Resumo da ópera: bonitão, se você escreveu 50 títulos, cada 10 sendo a mesma idéia reescrita, e tá cansadinho, vai escrever crônicas. E vendê-las por 50 cents no boteco da esquina, porque até vender produto cê tá longe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: