Por pessoas e para pessoas

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Alô você, perspicaz leitor. Respondo pelas denominações de Gustavo, Gustavo Henrique, Gustavus Henriquis, GH, Geagá, George Harrison, Guitar Hero, G8 e quaisquer outras de que não me recordo  no momento, e sou o novo membro do elenco, da equipe, da família do Café com Coca.  Procurarei dar meu parecer sobre planejamento em meus posts, mas sem deixar de lado os pitacos sobre criação, marketing e adjacentes.

Geralmente quando iniciamos algo, procuramos passar uma mensagem positiva, que dê um recado do que está por vir, que inspire mudanças, e não há  época melhor para tal que o início do ano, especialmente de um ano tão crucial como 2009. Então aproveito minha estréia (não adotarei a reforma gramatical até a data limite de 2012) para abordar a campanha que a Unilever preparou para o ano.

Pessoalmente, não me lembro de nenhuma campanha institucional recente da Unilever. Mas a estratégia de comunicação da gigante tem apresentado mudanças gradativas nos últimos anos, e a Unilever passou a assinar as campanhas de suas marcas, visando aproximar-se do público e permitindo que este reconheça seu portfólio, mesmo que timidamente. Esse planejamento estratégico dá um belo salto com a nova campanha da marca, criada pela Ogilvy Brasil.

Em uma série de filmes muito bem produzidos, a Unilever aborda temas como auto-estima, trabalho comunitário e potencial humano de maneira madura e inteligente, de forma que “nem parece propaganda”, indicando qual será seu posicionamento daqui para frente. Com desenvolvimento sustentável e responsabilidade social sendo encarados cada vez menos como estratégia de marketing e mais como parte da cultura corporativa, espere ver tais assuntos refletidos no posicionamento e na comunicação de grandes empresas. Especialmente como resposta aos ventos que a crise econômica mundial tem soprado.

A campanha ainda explora os elementos do logo da Unilever, que vai sendo montado por pessoas normais como eu e você. Pessoas normais que acreditam na beleza real assim como Dove, que aprenderam com Omo que se sujar faz bem, e que participam do pograma Esporte Cidadão da Unilever. Entendeu a sacada? É nela que mora o charme da campanha, ao meu ver.

Fonte: Brainstorm#9

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