I’m a PC

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Foi Mal, não pude deixar de falar sobre a campanha da Microsoft, embora everybody na publicidade esteja falando disso também.

O Neto falou uma coisa muitíssimo interessante, que diz respeito à comunicação integrada, no Update or Die:

“Uma campanha esquizofrênica, com várias caras. (…) Os filmes, como já falei aqui, são dois teasers que não conversam com o anúncio impresso e que também não conversam com esta nova fase. É a campanha da Microsoft, mas assina Windows, e fala em PCs, com quase ou nenhuma referência ao Mobile, ao Live, ao XBox.”

E várias pessoas estão falando coisas bem pertinentes também. Por isso mesmo, queria só ressaltar um aspecto dessa campanha em especial: em relação aos VTs, que mostram uma espécie de Windows/PC pride: alguém aí é orgulhoso de usar Windows? Os vídeos mostram um monte de gente batendo no peito e falando que usa óculos, usa terno, é um human-being-not-human-thinking, nada com tubarões e tudo mais.

Velho, pestenção: ninguém tem orgulho de usar Windows. Aquela polêmica toda com o Gustavo Fortes me fez pensar que uma coisa que ele falou tem total procedência: consumidor não é burro não. Se você emite um posicionamento que: 1) você não o cumpre de verdade OU 2) você cumpre mas não é de fácil percepção do consumidor, pelo contrário, é como se você estivesse enganando seu público-alvo.

Aplicando ao case: alguém aí já viu alguma pessoa que ama seu iPod? Ama seu Macbook? Alguém que sonha em ter um Macbook Pro? Alguém já ouviu falar Apple Fans? Faço a mesma pergunta para o Windows: alguém sonha em utilizar o Windows Vista? Já manipulou o Zune várias vezes? Já viu pessoas que amam o sistema operacional da Microsoft e são orgulhosas por utilizarem PCs?

Eu não.

Cheguei no ponto: ou a Microsoft não tem um número significativo de proud users ou em Brasília ninguém tem paixão pelo Windows. Eu nunca vi nada do que falei acima. Tendo a ver essa campanha como same old brand bullshit. Só não falo que vejo mesmo como same old bullshit porque sou publicitário, sei o que é a CP+B e sei que foram eles que fizeram. Mas tendo fortemente a ver dessa forma.

Abaixo, os vídeos que mencionei (via Brainstorm #9):

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

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4 Respostas to “I’m a PC”

  1. Mário Aoki Says:

    [fã do Pharrell Williams mode] que massa terem usado o Pharrell, ele é muito foda [/fã do Pharrell Williams mode]

    Penso que o fato de não existirem “proud users” de PCs/Windows é devido ao fato de que usar Windows é o “normal”. A Apple traz outra solução para computadores, é diferente.

    E se o Mac OS fosse o dominante no mercado assim como o Windows hoje em dia? Seria o “normal”, quem sabe não haveria “proud users” de Windows.

    E quanto ao Linux? Não vejo a galera falando “caraca! Linux é muito foda!”. Aí eu vejo outro problema, o fato de haver fãs da Apple pode ser visto como um reflexo meramente do capitalismo, ou seja, por ser uma marca rotulada como “de elite”, há todo esse “buzz” em torno dela.

    Se o Windows fosse essa escória da qual falam, por que domina cerca de 90% do mercado doméstico? Palavras suas: “consumidor não é burro não”, mas não quero criar intriga, quero apenas passar um outro lado da história.

    Abraços.

  2. fabs Says:

    Fala, Mário, blz?
    Cara, entendi e concordo em grande parte com seu raciocínio. Se a gente for levar para o lado racional, realmente o windows é dominante no mercadom sendo comum todos usarem. E acho que por isso mesmo a campanha está tomando um caminho tortuoso.

    Num mundo onde a maioria veste azul, é claro que as outras cores que se destacam. Por isso que eu acho que bater no peito e dizer com orgulho “eu uso azul” não é a melhor forma de sensibilizar, criar uma relação afetiva da marca com os consumidores. É só uma commodity.

    Acho que o windows domina ainda 90% do mercado doméstico simplesmente porque tem raízes fortes no passado. Seus computadores antigos eram macs ou pcs? Sem contar que a classe C atualmente representa uma grande fatia dos compradores de PCs, (daí se entende o crescimento da Positivo Informática) e como dinheiro para eles ainda é algo escasso, a saída não é um iMac de R$3400, e sim um PC de R$1000.

    Pra ser sincero, tô achando estranha essa campanha do windows. Mas, como se trata de CP + B, talvez venha uma virada do car*** que faça a gente ficar de cara. É esperar pra ver. ;D

    Valew, abraços.

  3. Vinuxo Says:

    E aí Marião.

    Po, o Fabs disse tudo.
    Não questionei o porquê de não existirem proud users do Windows. Só constatei que não existem. Daí, fazer uma campanha falando do PC pride, não pega bem.

    E outra: muita, mas muita gente no Brasil (que não é o público-alvo, é só pra exemplificar) que usa Windows, usa porque ou não tem grana pra comprar um Mac (como eu), ou não conhece o Mac e prefere não arriscar. Mas uma verdade é que o Windows não é tão prático quando o Mac é. Não é tão simples quanto o Mac é. Em termos de qualidade, não tem como eles responderem à campanha do Mac x PC, por exemplo, que ataca o Windows em seus pontos fracos, que são amplamente conhecidos por todos os seus usuários, que por sua vez, se identificam com os comerciais.

    Agora, você incitar nesses mesmos usuários um orgulho que não tem uma base, não tem um porquê declarado de ser, como faz a campanha I’m a PC, é puramente posicionamento vazio de marca.

    Agora, Estados Unidos, Canadá e demais países que são público-alvo da campanha, aí o assunto é outro. Nisso, deixo só uma reflexão: porque os tantos usuários do Windows reclamam tanto de seus sistemas operacionais, e os de Mac normalmente se proclamam como satisfeitos?

    Consumidor não é burro não… Aí tem coisa.

  4. Mário Aoki Says:

    um link falando disso:

    http://casadogalo.com/microsoft-x-apple-o-duelo-de-estereotipos/

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