Receita de hoje: Faça do seu jeito.

by

Depois de tentar dissuadir o segurança, pedir pra espiar só por um instante e quase desistir, enfim consegui fazer visita a uma agencia renomada de Buenos Aires. Foi justamente a minha preferida, a Santo. O pessoal lá realmente é muito simpático e trabalha sério. Deve ser por isso que conquistaram contas como coca-cola light mundial, Coca-Cola Copa 2010, Unilever, e Eurocopa.

Uma coisa interessante é que eles náo possuem a área de planejamento. Foda, né? Como uma agencia que trabalha com contas mundiais consegue acertar em cheio o público-alvo? Acho que uma das respostas está em trabalhar frente a frente, cara a cara, criativos e clientes. Os criativos costumam participar de reunioes e, assim, tiram suas conclusoes próprias .

Outra coisa legal é que o job nao eh simplesmente entregue. Eles mastigam cada job por cerca de 2 dias, analisam cada parte antes de começar a trabalhar no que foi pedido. Assim, o Atendimento ganha ainda mais força. Ele nao simplesmente escreve o job, como se fosse um “leva e traz” de informaçoes. Cabe a ele discutir com os criativos para ver se está tudo de acordo. O que pode soar como perda de tempo para alguns, para eles é uma forma de se criar sem a presença dos táo famosos “planos de comunicaçao” no Brasil.

Sobre a área da Criaçao, um redator, que já trabalhou na Lowe de Sampa, e o Anselmo, um dos fundadores, disseram que a principal caracteristica da Santo está em dar prioridade à criatividade. Assim, eles realmente se comportam como criativos-planejadores: a idéia de uma campanha náo é fruto de um plano de comunicaçao, e é papel do criativo verificar se a idéia é adequada ao job.

Acho que a moral da história é que nao há receitas na hora de propagandear. A Santo funciona sem planos de Comunicaçao. A SantaClara Nitro tem como um dos seus pilares o bom planejamento, assim como a JWT, MacCann Erickson e NeoGama BBH. Ninguém tem autoridade suficiente para outorgar qual caminho é o correto, até porque náo existe um só caminho. Cada um faz a sua receita. Depois é só torcer para o bolo crescer.

Aí vao algumas peças criadas pela Santo. (nota mental: MUITO FODAS!)

ps: Saiu uma matéria interessante sobre a Santo na Revista da Criacao. Veja aqui

Tags: , , ,

Uma resposta to “Receita de hoje: Faça do seu jeito.”

  1. lolaaraujo Says:

    Bom post. Apesar deles não terem ‘oficialmente’ o setor Planejamento na agência não significa que não estão planejando. Aliás essa discussão a respeito do job entre a Criação e o Atendimento é exatamente o que o Planejamento faz, ou deve fazer. O que ocorre no Brasil é que como os jobs são pra ontem é necessário um setor especificamente para pensar, pesquisar e mastigar todas as informações a respeito do cliente e sue produto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: