Blue Bus e a polêmica virtual

by

Ah, nada como uma boa polêmica….

Como na internet, todo mundo tem direito a dar pitaco, aí vai o meu, que não representa necessariamente a visão do Fabs:

Acho, na verdade, que muito do que se fala a respeito da polêmica gerada pelo Blue Bus (entenda lendo rapidamente isso, isso, isso e isso), um dos mais acessados sites de notícias sobre comunicação, não passa de um romantismo blogueiro virtual. Não quero aqui diminuir a importância e relevância dos conteúdos gerados nos blogs. Um dia desses dei uma palestra na Doisnovemeia onde falava um pouco sobre internet e demonstrei minha posição altamente favorável e simpaticíssima ao meio virtual e à geração de conteúdo online, mais especificamente em blogs. O negócio é que a mecânica dessa geração de conteúdo é muito simples e as pessoas andam complicando!

Se eu recebo uma geladeirinha USB da Coca, testo, acho legal, eu vou postar, porque eu acho que é um conteúdo relevante. Ou não. Pronto.

Não tem essa de blog-de-aluguel, blogueiro que se vende, vamos-nos-manifestar-pra-defender-nossa-classe…. Blogueiro por essência escreve sobre o que acha relevante, sobre o que acha bom. Os leitores de blogs hoje são críticos, espertos e sagazes em sua maioria. São pessoas que escolhem muito bem o que vão ler. Se o conteúdo do cabra não tem relevância nenhuma pro fulano, o fulano não vai ler e ponto final. É assim que funciona, independente dos posts serem pagos ou não.

Pensem sobre o que é, afinal de contas, um post pago? Tem problema o conteúdo ser financiado se os leitores se sentem felizes lendo aquilo? Se eu fui numa pre-estréia de filme a convite, como exemplificou Cardoso, e posto uma resenha convidando todos a assistirem, é porque eu achei que meus leitores se sentiriam bem com minha indicação. E se não se sentirem, por um acaso, eles aos poucos não vão mais seguir essas indicações e eu vou perdendo confiança do público.

Um blogueiro de sucesso é uma pessoa na qual seus leitores confiam. É bem simples. Se pra você, meus assuntos, posições e opiniões têm a mesma relevância que eles têm pra mim, então eu sou um blogueiro de confiança. Você vai confiar no meu conteúdo como sendo autêntico e genuíno.

Palavra do post: relevância.

PS: Como o Fabs falou antes, as teias de aranha no blog foram construídas devido ao famigerado fim-de-semestre na  universidade. Como eu sempre digo no twitter, a faculdade atrapalha a vida profissional. Ah, UnB…  Finalmente férias ;] Mas não do trabalho, isso nunca.

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Blue Bus e a polêmica virtual”

  1. Resumo pictográfico do caso bluebus Says:

    […] https://cafecomcoca.wordpress.com/2008/07/05/blue-bus-e-a-polemica-virtual/ […]

Deixe uma resposta

