Encontrando coisas onde elas não estão (ou não parecem estar).

by

Às vezes faz parte da profissão achar coisas onde elas não estão. Na verdade, onde parece que não estão.

Pensa numa agência onde todos trabalham com Mac. Claro, são publicitários, em sua maioria preferem Mac. Agora, pensa que todos vão ter de falar que o Windows é melhor. E a quase totalidade deles têm certeza que o sistema da Microsoft perde pro da Apple em milhões e trilhões de aspectos.

É, a Crispin Porter + Bogusky tem que ver chifre em cabeça de cavalo.
Alex Bogusky tem que encontrar o que há de redondo em um quadrado.

Na definição do sociólogo Pareto em sua obra Mind and Society, o speculator é a pessoa que vive em todo momento fazendo associações entre as coisas, criando novos padrões e os executando. Esse, segundo James Young (VP de criação da JWT há muito tempo, trabalhando lá por 52 anos), é o perfil do criativo. Aliás, do publicitário. Vivemos fazendo conexões entre assuntos, coisas, pessoas, hábitos, informações e tudo o mais que se relaciona.

Mas não somos só nós. Fora da publicidade temos exemplos extraordinários de encontrar o que se menos espera aonde menos se imagina.

Aí vão duas músicas do Hermeto Pascoal, nas quais ele registra o que chama de “som da aura”. Segundo ele, desde criança ouve as pessoas falarem e os sons acontecerem como música, porque têm uma energia, um porquê de ser. Hermeto diz que a música pode refletir essa energia contida nas vozes e objetos.

O primeiro é uma aula de natação, o segundo, um discurso do Collor como presidente. E tem aqui também um podcast ótimo que fala só sobre o “som da aura” do Hermeto. É INCRÍVEL ver como as falas se encaixam como melodia na harmonia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: