Idéias simples e fortes.

by

Ipas BrasilO Fabs me mandou há uns 2 dias atrás um pouco do trabalho do Ícaro Dória, brasileiro que hoje é diretor de criação da Saatchi & Saatchi de Nova Iorque. Ícaro começou, como a maioria, em trabalhos pequenos, se eu não me engano na DPZ Varejo, na época. À medida com que foi subindo, refinando a qualidade de seus trabalhos como redator, foi desenvolvendo uma forma característica de escrever e de fazer propaganda.

Veja as peças dele aqui.Bandeiras

Um destaque é para a campanha da livraria Feron Bookstore, feita pela Leo Burnett de Lisboa. Textos formidáveis passam o conceito “Se uma página te faz pensar, imagine um livro”. Vale a pena ler todas as peças. Outro é a forma com que foi tratado o aborto nas peças para a ong IPAS, pela GiovanniFCB (nota mental: Fernando Campos foi pra Santa Clara e levou a criatividade da Giovanni. Alguém lembra quando eles publicaram algo tão criativo nesse meio tempo?). As peças mostram pontos de vista femininos opostos em relação ao futuro de uma gravidez, e terminam com a assinatura “Because sometimes life isn’t a matter of choice, abortion should be.”

Nessa campanha do Ipas Vico Benevides, que saiu da Santa Clara após fazer Kuat, Fila Real Runners e Fila Primeiros Passos e foi pra NeogamaBBH fazendo Mentos Teen, também fez um trabalho fudido na direção de arte, mantendo seu padrão a la TBWA NY e KesselsKramer.

PERGUNTA: o que há de diferente no pensamento do Ícaro?
RESPOSTA: simplicidade.

Não vou repetir todo aquele discurso de idéias simples, redondas e conceitos concisos que estamos habituados a ouvir. Mas fica no ar uma questão: No exterior, o pensamento simplista impera. Como vimos, o padrão internacional é rápido, conceitual e direto.

O Brasil está pronto para esse tipo de propaganda? Não fazemos assim porque do jeito que está é cômodo pra gente, ou porque nosso público ainda não está pronto para digerir informações concatenadas?

ATUALIZAÇÃO PÓSTUMA: Ícaro Dória acabou de ganhar 4 bronzes no Clio Awards. Todos com peças simples.

Tags: , , , , , ,

Uma resposta to “Idéias simples e fortes.”

  1. fabs Says:

    conceito: “Se uma página te faz pensar, imagine um livro”.
    Só tenho a dizer uma coisa: o cara é foda! \o

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: