“Será o fim da pertinência dos produtos?”

by

craigJá faz um tempinho que rolou em sampa a palestra do australiano Craig Davis, Chief Creative Officer global da JWT e presidente do júri da categoria print e film no festival de Cannes. O problema é que eu estava meio sobrecarregado com trabalhos da agência e da faculdade, então só pude ver ontem, sexta-feira.

Em meio a quase 50 minutos de palestras, Craig focou sua palestra na criatividade, que, segundo ele, pode gerar inveja, ciúme e humildade.

Porém, acredito que o ponto alto de sua apresentação se deu ao responder às perguntas da mesa. A melhor de todas veio de um dos melhores publicitários que o Brasil já produziu. Ninguém menos do que Marcelo Serpa, da Almap BBDO. Na palestra foram mostrados vídeos que trabalhavam a emoção do consumidor de uma forma bem genérica. O Serpa questionou justamente isso: “Será o fim da pertinência dos produtos?”. Melhor dizendo, a publidade tende a trabalhar apenas com o sentimento das pessoas, não falando de nada referente ao produto?

No caso do chocolate Cadbury, por exemplo, vemos um gorila totalmente concentrado ao tocar sua bateria. É a emoção, a sensação de liberdade que o vídeo passa que eles querem vincular ao chocolate. Porém, essa mesma emoção pode ser incluída em tantos outros conceitos de marca como o impossible is nothing, da adidas; e o Imagine, da Samsung. Será que isso não vai gerar confusão entre emoções e marcas na cabeça dos consumidores?

É claro que ninguém é dono da verdade para profetizar como será a publicidade no futuro. Porém, mesmo assim vale a pena conferir a resposta do Craig. – Clique aqui para baixar toda a palestra

créditos: Clube de Criação de São Paulo, Brainstorm9.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: